LICITAÇÃO
Evop oferece recursos para elaboração de propostas para licitação.
O usuário possui várias opções de abordagem dependendo da licitação que participará:
- Licitante recebe a planilha orçamentária em EXCEL e com todos os códigos SINAPI e de outras bases que tenha sido utilizado.
- O licitante importa a planilha EXCEL para o EVOP e tem a opção de converter os itens da planilha EXCEL em composições do SINAPI ou em composições da base própria (Banco de composições do próprio usuário).
- Para conseguir converter em base própria os códigos SINAPI deverão estar vinculados ao código da base própria no cadastro de composições e insumos. O EVOP já vem com a maioria das composições SINAPI vinculadas a base própria.
- O usuário também conta com recurso de vincular com outros tipos de base a seu critério.
- Licitante recebe a planilha orçamentária sem nenhum código, apenas com a descrição, quantidade dos serviços e as vezes o preço unitário
- Nesse caso o usuário deverá escolher um banco de dados para elaborar o orçamento, após a escolha usará as ferramentas de pesquisa do EVOP para ir substituindo o serviço por uma composição ou até mesmo criar uma composição dentro do próprio orçamento.
- Durante o processo acima pode ocorrer do usuário escolher composições diferentes para o mesmo serviço da planilha base, para isso o EVOP conta com um recurso que verifica inconsistências de código. É um relatório que exibe se foram adotadas composições diferentes para o mesmo item.
- O usuário também conta com o comando atingir meta e igualar descrição, que são processos que visam deixar os preços e a descrição das composições escolhidas iguais ao da planilha base. O atingir meta varia os índices de mão de obra para atingir determinado valor.
Recomendamos assistir a apresentação ao lado para que fique claro a metodologia de trabalho para licitação.