ORÇAMENTO: PRIMEIROS PASSOS

PRÉ-REQUISITOS:

Para criar um orçamento é necessário  ter um Departamento, tabela de Preço e Cliente cadastrados no sistema. Caso não tenha cadastrado, temos artigo ensinando como fazer. Clique sobre o nome para ser direcionado para o artigo: Departamento, Tabela de Preço, Cliente.

 

CONCEITO/OBJETIVO DA TELA:

O orçamento é o preço da obra numa determinada data, considerando que todas as etapas pudessem ser executadas nessa mesma data.

No EVOP é possível fazer um orçamento do zero bem como trabalhar com os orçamentos já existentes.

 

PASSO 1: CRIANDO UM ORÇAMENTO DO ZERO

 

Para criar um orçamento ao abrir o EVOP, na tela inicial, clique em Orçamento -> Elaboração de Orçamento

 

Será aberto uma janela com três opções, nesse artigo vamos criar um orçamento do zero. Logo, clique sobre a opção Novo Orçamento Vazio.

PASSO 2: INSIRA AS INFORMAÇÕES DO ORÇAMENTO

 

Insira as informações nos campos. como o nome do orçamento, o Departamento (por padrão vem selecionado automaticamente pelo sistema), Tabela de preço, Cliente, O BDI não é necessário, uma vez que será editado dentro do orçamento, Data/Base, Grupo (não obrigatório) e Observações (não obrigatório). CLique em OK.

 

Ainda na janela de Dados do Orçamento, ao clicar na aba Usuários é possível restringir acesso de usuários à esse orçamento. Para isso marque a opção “Restringir Acesso ao Orçamento”. Caso essa opção esteja desmarcada, todos os usuários do sistema terão acesso a esse orçamento. Clique em OK para abrir a tela de orçamento.

 

Após clicar em OK na janela anterior, será aberta a tela de orçamento. A tela inicial possui total edição de suas colunas, valores dos serviços e outras funcionalidade que mostrarei mais adiante.

 

 

PASSO 3: APRESENTANDO O MENU DE FERRAMENTAS DO EVOP

 

De inicio vamos criar uma Etapa/Capitulo de serviços para seu orçamento. Clique no ícone do “+” localizado no canto esquerdo superior da tela. Outra opção é clicar com o Botão direito do Mouse sobre qualquer local em branco do orçamento.

 

Ao criar o capitulo, o EVOP abrirá o campo para edição desse capítulo, insira o nome do capitulo e dê um Enter no teclado. Após criar o capitulo, clicando com o botão direito sobre ele, será aberta a janela de menu para adicionar composições a esse capitulo. No EVOP é possível trabalhar com a base própria ou com uma base de referencia, ou com as duas bases simultaneamente no mesmo orçamento.

 

 

 

Ao escolher trabalhar com a base própria, passe o curso do mouse sobre a opção Base Própria e será mostrada as opções de adicionar um Insumo e Composição no orçamento. Falaremos mais sobre isso no próximo artigo.

 

Ao passar o curso do mouse sobre Base de referência, será mostrado as opções para adicionar um insumo, uma composição (fechada) ou uma composição Analítica (com insumos). Falaremos mais sobre isso em outro artigo.

 

 

 

Logo abaixo ainda no menu de ferramenta do orçamento, através da opção Criar Itens é possível criar Insumos e Composições para seu orçamento.

 

Em processos, é mostrado várias ferramentas para ajudar na construção do orçamento. falarei sobre essas ferramentas em outro artigo, devido a exigirem um nível mais elevado de uso do sistema.

 

Uma das facilidades que o EVOP propõe ao usuário é de editar o orçamento semelhante aos programas de editores de textos. No EVOP é possível copiar, colar, remover.. Entre varias formas de manusear as composições do orçamento.

 

 

 

Veja o passo seguinte: