ORÇAMENTO: CURVA ABC DAS COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS

PRÉ-REQUISITOS:

Orçamento composto com as composições de serviços

CONCEITO/OBJETIVO DA TELA:

Através da aba de Composições de serviços do EVOP, é possível analisar a importância de cada serviço no orçamento. A qual é usada a ferramenta de analise de Pareto.

 

PASSO 1: ENTENDENDO A CURVA ABC DE SERVIÇOS

Ao alimentar o orçamento, inserindo as composições de serviços, o EVOP vai gerando a curva ABC de serviços. Para consultar a curva de Serviços clique na aba Serviços na parte inferior da janela de orçamento.

 

 

Na parte superior da janela de serviços possui uma ferramenta chamada “Exibir Comparador”, clique nessa ferramenta.

 

Ao clicar no Exibir comparador será aberta uma janela ao lado. A janela comparativa tem como objetivo fazer com que o orçamentista faça comparações de serviços.

 

 

Nessa janela, clicando no icone do “+” é possivel inserir composições da base própria bem como de uma outra base. Poderá também copiar os serviços da base para efetuar a edição.

Na parte inferior da janela comparativa, é possível quantificar os serviços usando o Quantificador EVOP para AutoCad.

 

Ainda na janela superior, é possível exportar a curva ABC de Serviços para o Excel. Ao lado é mostrado a classificação de importancia de serviços no orçamento através do princípio de análise de Pareto.

 

Clicando com o botando direito em cima de uma composição, será aberta um menu de ferramentas. Falamos sobre isso no artigo de Curva de ABC de Insumos.

 

 

Na parte inferior da janela de serviços, ao selecionar uma composição, é mostrado as informações sobre essa composição. Dentre elas aonde está localizada a composição no orçamento, e caso tenha sido utilizado a ferramenta de quantificação, quais foram os critérios adotados para quantificar.

 

Clique AQUI para ser direcionado para o próximo artigo, a qual falaremos sobre o Cronograma.

Related Posts

Leave a comment

Send Comment