ORÇAMENTO: CURVA ABC DE INSUMOS

PRÉ-REQUISITOS:

Não há pre-requisitos

CONCEITO/OBJETIVO DA TELA:

Através da curva ABC de insumos é possível verificar quais os itens mais pesam no orçamento

 

PASSO 1: ENTENDENDO A CURVA ABC DE INSUMOS

 

Na aba Insumos, será mostrada todos os insumos do orçamento. Para filtrar os insumos por tipos, marque os tipos de insumos que deseja mostrar nas opções descrita abaixo da aba Geral. Clicando no botão Exportar, o EVOP exportará a planilha de insumos para o Excel conforme filtros selecionado.

 

 

Ao selecionar um insumo, são mostradas as informações sobre esse insumo na parte inferior da tela.

 

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um insumo, abrirá uma caixa de ferramenta do EVOP. Dentre as varias opções é possível substituir insumos por outras bases de referencias, enviar insumos para base e outras informações. Falarei mais adiante sobre cada função.

 

PASSO 2: FERRAMENTAS UTILIZADAS NA CURVA DE INSUMOS

Clicando com o botão direito em cima do insumo, será aberto a caixa de menus de ferramentas.  Nas primeiras opções, é possível Substituir o insumo selecionado por um outro da base Própria ou de uma base de Referencia.

 

 

Em Processos, é possível substituir automaticamente o item selecionado por outro item similar da base Própria ou da base de Referência. Isso acontece através do vínculo que o EVOP cria entre os itens das bases de referencias e a base própria.

 

NOTA: A diferença entre Substituir por base de referencia e Processos -> Substituir por item da base de referencia, é que a primeira opção é possível substituir o item selecionado por qualquer outro item, já na segunda opção o sistema substitui automaticamente levando em consideração o vinculo entre o item selecionado e o item que será trocado.

 

 

PASSO 3: ENVIAR ITEM PARA BASE.

 

Ainda no menu de ferramentas, clique em Enviar Item para Base.

 

Será aberta a janela para configurar o item, confira as informações se estão certas, coloque os preços.. E clique em Salvar, e então o item estará salvo em sua base de dados.

 

PASSO 4: SUBSTITUIR POR SIMILARIDADE

Substituir por similaridade é uma ferramentas avançada do EVOP, a qual é possível substituir um item de seu orçamento por outro item similar da base própria ou base de referencia.

Essa ferramenta é muito utilizada quando se tem um item no orçamento que não há na base própria e nem na base de referencia. Então nesse caso é possível substituir o item por um outro similar.

 

No menu de ferramentas, clique em Substituir por Similaridade.

 

Será aberta a janela de configuração de substituição.

 

 

Selecione o item que deseja substituir, selecione uma das opções pelo qual o item será substituído, em seguida será mostrado itens similares, caso o item esteja com a cor vermelha significa que os itens são iguais. Dê dois clique em cima do item similar para ser enviado ao campo “PARA”.  Em seguida é só clicar em Substituir para efetuar a substituição.

NOTA: Caso não encontrei um item similar, clique no ícone do X para descartar a substituição.