ORÇAMENTO: CRIANDO UM ORÇAMENTO UTILIZANDO A BASE PRÓPRIA

PRÉ-REQUISITOS:

Começaremos a criar o orçamento a partir de um orçamento aberto. Recomendamos que antes de prosseguir, leia o artigo : Orçamento:Primeiros Passos

 

CONCEITO/OBJETIVO DA TELA:

Explicamos o conceito da base própria no artigo Base Própria: Conceito

Utilizaremos os preços da base própria como base de preços para o orçamento que iremos criar.

 

PASSO 1: CRIANDO UM ORÇAMENTO DO ZERO

Ao criar um novo orçamento, a tela abaixo é aberta no EVOP.

 

Clicando na Aba Geral, é possível editar o nome do orçamento, alterar o cliente, adicionar o(s) BDI e Encargos.

 

 

Clique no ícone “+” localizado no lado superior esquerdo, na caixa de menu, clique em Adicionar Capitulo. Ou utilize o atalho CTRL 3.

 

Insira um nome para seu capitulo, dê um enter para fixar o nome. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o capitulo. Na caixa de menu, vá em Base Própria -> Adicionar Composição.

 

Será aberta a janela de pesquisa. Use os campos dos Filtros para pesquisar as composições.

 

 

Utilize o simbolo de porcentagem “%” para pesquisar fazer uma associação entre a palavra digitada e a palavra que deseja buscar. Clique em filtrar para pesquisar o item desejado.

 

 

No EVOP é possível pesquisar vários itens na tela de pesquisa. Para isso, após selecionar um item, pesquise outro item e vá selecionando. Ao final, clique em OK para terminar a pesquisa e inserir os itens marcados no orçamento.

 

 

No exemplo abaixo, adicionei duas composições de serviços da base própria. Note que as composições vieram com os insumos. Para verificar os insumos, clique no “+” para expandir os serviços.

 

 

 

Para criar outro capitulo, clique com o botão direito do mouse em qualquer campo da janela de orçamento, ou utilize o atalho CTRL 3.

Selecione o Capitulo e com botão direito do mouse adicione outro capitulo.

 

Note que foi criado o Subcapitulo Baldrame dentro do capitulo Fundação. Agora selecione o sbcapitulo Baldrame, clique com o botão direito -> Base Própria -> Adicionar Composição.

 

Adicione algumas composições conforme mostrado acima.

 

 

Pronto. Agora temos dois Capitulo com composições de serviços.

 

Insira as quantidade em cada composição de serviço de cada capitulo.

 

A interface da tela de orçamento por padrão vem com algumas colunas ocultas, devido ao tamanho da tela. Para desocultar essas colunas clique com botão direito do mouse sobre qualquer item da  linha de cabeçalho (índice, código, descrição, QT..) -> Exibir Colunas -> Escolha a coluna que deseja desocultar/ocultar.

 

 

Todos os campos de duração devem ser preenchidos para ser gerado o cronograma posteriormente.

 

Confira se todos os Campos estão preenchidos corretamente.

 

O Próximo passo é gerar o Cronograma desses serviços.