IMPORTAÇÃO DE BASES DE REFERÊNCIA: SBC

PRÉ-REQUISITOS:

Não há pré-requisitos

 

OBJETIVO/CONCEITO  DA TELA:

Importar a base de referencia do SBC para dentro do seu banco de dados do EVOP.

 

PASSO 1: BAIXANDO A BASE SBC

 

Abra seu navegador e vá no site da SBC. Na página inicial clique em Login para entrar no sistema.

 

Caso ainda não seja cadastro, é necessário que faça seu cadastro clicando em “cadastre-se agora.”

 

 

Após cadastrar-se, caso não seja assinante, é necessário contratar um plano.

IMPORTANTE: Somente é possível importar a planilha de Composições e Insumos se for assinante ANUAL.

 

 

Escolha seu estado e em seguida clique para fazer o Download.

 

 

O Download será iniciado automaticamente, acompanhe o download na parte inferior do seu navegador.

 

 

Após o Download, extraia o arquivo zipado para uma pasta de sua preferência.

 

 

Após a extração, verifique o arquivo a ser importado: “informativoSBC_database_estado”

 

PASSO 2: IMPORTANDO A BASE SBC PARA O EVOP

Abra o EVOP, na página inicial clique na aba Base de referência e vá em “Cadastro de Tabela de referencia Subcategoria”. O sistema abrirá uma janela para cadastrar uma subcategoria para sua base, no campo Nome coloque o nome da Cidade/Estado, no campo de Descrição use a mesma descrição que o nome. No campo Tabela de Referencia escolha SBC.

 

Ainda na aba de Base de referência, clique no Ícone mostrado abaixo, será aberta uma janela para importação de bases. No campo Categoria escolha SBC, em Subcategoria selecione a Subcategoria criada no passo anterior. Clique no icone da lupa ao lado direito da tela para selecionar a planilha do SBC a ser importada.

Nota: A planilha SBC deve estar em formato do excel.

 

Selecione o arquivo do SBC a ser importado.

 

Aguarde um instante para que o sistema importe as planilhas. Após a importação, verifique os campos dos Encargos Sociais, Data Base, e as abas de Composição, Insumos e catalogo se estão de acordo com a base importada e em seguida clique em Salvar.

 

No menu Aba de referência, clique no Ícone “Item Importação como Mão de Obra”, selecione a tabela do SBC importada. Serão mostrados todos os insumos da mão-de-obra da tabela importada, verifique se todos os insumos estão listados corretamente. Caso não estejam, exclua/adicione o insumo novamente clicando nos ícone ao lado direito da tela. Clique em Salvar.

 

A mão de obra SBC tem por parâmetro todos os insumos de mão de obra começam com o código 99 e possuem como unidade de medida a sigla “H”.

 

 

PASSO 3: UTILIZANDO A BASE SBC EM SEU ORÇAMENTO.

Ao abrir o Orçamento, clique com botão direito em cima de um Capitulo, na janela de opções que irá aparecer, clique em Base de Referencia -> Adicionar Composição Analítica. Um outro jeito mais rápido de fazer isso é selecionando o capítulo e usando o atalho Ctrl S.

 

Na tela que será aberta, selecione a base SBC no Catálogo, Insumo e Composição. No campo de Descrição, escreva uma o nome da composição e clique em filtrar. Selecione as composições que deseja usar e clique em OK.

É possível selecionar varias Composições aleatórias na tela de busca acima. basta ir colocando as descrição das Composições e selecionando as que desejar, no final quando tiver selecionado todas, clique em OK para envia-las para seu orçamento.

 

 

Related Posts

Comments (1)

[…] sobre a base que deseja importar para ser redirecionado para o artigo especifico. SINAPI, SICRO, SBC e […]

Leave a comment