CONCEITOS: CRIAR ITENS NO ORÇAMENTO

PRÉ-REQUISITOS:

Orçamento iniciado.

 

CONCEITO/OBJETIVO DA TELA:

Item Sintético é usado quando não é possível criar um item (Insumo ou Composição) a partir da base própria ou de uma base de referência.

Há três tipos de Itens: Item Sintético, Item do Orçamento e Composição Analítica do Orçamento.

Item Sintético: Usado para criar um item qualquer do orçamento.

Insumo do Orçamento: usado quando o item a ser criado possui um tipo (Material, Mão-de-obra, Equipamentos ou Serviços Terc.).

Composição Analítica do Orçamento: Usada quando a composição a ser criada possui serviços, também conhecida como composição aberta.

 

PASSO 1: CRIANDO UM ITEM SINTÉTICO

Após criar um capitulo (etapa de serviços), clique com o botão direito em cima desse capitulo. No menu de ferramentas, clique em criar Itens -> Criar Item Sintético.

 

 

Item sintético, ou item genérico, como conceituado acima, são usados para descrever um item do orçamento. Ao importar uma planilha orçamentaria para o EVOP, todos as composições virão como itens do orçamento. A partir do comando acima, criamos um item sintético para a etapa de serviços preliminares.

 

Clicando duas vezes sobre a descrição do item, ou usando o atalho F2, é possível editar a descrição. Para fins de exemplo, o item será Tapume.

 

PASSO 2: CRIANDO UM INSUMO DO ORÇAMENTO

Insumo do Orçamento é usado quando o serviço a ser criado possui um tipo (Material, Mão-de-obra, Equipamentos ou Serviços Terc.). Para criar um insumo do Orçamento, clique com botão direito sobre a descrição do Capítulo, no menu de ferramentas, clique em Criar Itens -> Criar insumos do orçamento (CTRL Q).

 

Selecione o tipo de de serviço que irá criar (Material, Mão-de-obra, Equipamentos ou Serviços Terc.).

 

Descreve o nome e valores para o serviço criado.

 

PASSO 3: CRIANDO UMA COMPOSIÇÃO ANALÍTICA DO ORÇAMENTO

A Composição Analítica do Orçamento tem como objetivo inserir uma composição e seus serviços. Para criar uma Composição Analítica do Orçamento, clique com botão direito sobre a descrição do Capitulo, no menu de ferramentas clique em Criar Itens -> Criar Composição Analítica do Orçamento (Ctrl W).

 

 

Descreve o nome e valores para sua composição. Por se tratar de uma composição Analítica, é possível adicionar itens dentro da mesma. Clicando com o botão direito em cima da composição, será possível criar itens conforme mostrados acima.

 

 

 

Observe que para cada tipo de item criado (Sintético, Insumo do Orçamento e Composição Analítica), há um ícone demonstrativo.

 

Related Posts

Leave a comment

Send Comment