BASE PRÓPRIA: CONCEITOS

PRÉ-REQUISITOS:

Não há pré-requisitos.

 

OBJETIVO/CONCEITO  DA TELA:

A Base Própria é formada pelo banco de insumos e composições personalizados da empresa/usuário. O menu detém as ferramentas de cadastro de insumos, composições, preços, unidades de medidas e encargos sociais. A Base Própria é a base de consulta do Módulo Gestão.

 

PASSO 1: ABRINDO O PAINEL DA BASE PRÓPRIA

Na tela inicial, selecionar a aba Base Própria.

 

PASSO 2: CONCEITO DE TIPOS DE GRUPO, GRUPOS E FAMÍLIA

Para organização do banco de dados, os insumos e as composições ficam armazenados em ordem lógica, separados por Tipos de Grupos (Mão de Obra, Material, Equipamentos e Serviços Terceirizados), e subdivididos em Grupos e Famílias. Essa segmentação dá origem aos códigos de insumos e de composições.

Por exemplo, o insumo cimento pertence ao Tipo de Grupo “2. Materiais”, ao Grupo “01. Básico” e à Família “011. Cimentos”. Portanto, todos os cimentos cadastrados dessa forma terão código iniciado por 2.01.011.

O enquadramento pode ser visualizado durante a pesquisa de um insumo ou pesquisa de uma composição da Base Própria.

 

PASSO 3: FERRAMENTAS DE INSUMOS

Os Insumos são os elementos necessários para a produção de um produto ou serviço. Por exemplo, para a produção de uma determinada parede de alvenaria temos os insumos: bloco cerâmico, cimento, cal, areia, betoneira, pedreiro e servente.

A empresa/usuário poderá editar e cadastrar novos Insumos, Famílias e Grupos acessando os menus Cadastro de Insumo, Cadastro de Família de Insumos e Cadastro de Grupo de Insumos.

Os insumos da Base Própria tem por objetivo refletir os preços cotados e praticados pela empresa/usuário. Para atualização dos preços de insumos, saiba mais sobre a ferramenta Ajuste de Preços.

 

PASSO 4: FERRAMENTAS DE COMPOSIÇÕES

As Composições são os agrupamentos de elementos (insumos e outras composições) para dar origem a um determinado produto ou serviço. Por exemplo, os insumos cimento, cal, areia, betoneira e servente dão origem a composição de argamassa. A composição de argamassa associada aos insumos bloco cerâmico, pedreiro e servente dão origem à composição da parede de alvenaria, citada anteriormente.

As composições também são organizadas em Tipo de Grupo, Grupo e Família.

Saiba mais sobre Pesquisa de ComposiçãoCadastro de Composição, Cadastro de Família de Composição e Cadastro de Grupo de Composição.

A ferramenta Substituir Itens é utilizada para substituir um determinado item em todas as composições da base. Por exemplo, a ferramenta permite trocar o item Areia Média por Areia Fina em todas as composições em um único clique.

 

PASSO 5: UNIDADES DE MEDIDAS

Ferramenta para cadastro de novas unidades de medidas para serem utilizadas nos insumos e composições da base própria. Saiba mais sobre Cadastro de Unidade de Medida.

 

PASSO 6: TABELA DE PREÇOS

Ferramenta para gerenciar diferentes tabelas de preços aplicáveis aos insumos e composições cadastrados na base própria da empresa/usuário.

Por exemplo, para um mesmo insumo ou composição pode-se cadastrar um preço praticado na minha cidade e outro preço praticado em uma localidade diferente. Saiba mais sobre Cadastro de Tabela de Preços.

 

PASSO 7: ENCARGO SOCIAL

Ferramenta para personalização de encargos sociais que permite a criação de diversos parâmetros de referência.

Por exemplo, encargo padrão da empresa para obras de 6 meses, para obras de 12 meses, encargo padrão de cada Base de Referência. Saiba mais sobre Cadastro de Encargo Social.

Para mais informações sobre as ferramentas acima, assista nossa videoaula Base Própria.